Normas científicas




NORMAS GERAIS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS NO I EDUFOH

 

  1. INFORMAÇÕES IMPORTANTES
  • Os trabalhos deverão ser vinculado(s) a um dos quatro eixos temáticos que constituem o I EDUFOH;
  • Os trabalhos serão avaliados por dois pareceristas integrantes do Comitê Científico. Em caso de pareceres opostos, o trabalho será submetido à avaliação de um terceiro parecerista;
  • Salvo em caso de trabalho aprovado com ressalvas, não será possível corrigir ou modificar os trabalhos depois de submetidos ao evento;
  • Os (as) autores (as) e coautores (as) deverão considerar a importância e a necessidade do atendimento aos padrões éticos na realização das pesquisas;
  • O conteúdo dos trabalhos, bem como sua correção ortográfica e normatização técnica, é de exclusiva responsabilidade dos (as)  autores (as);
  • Serão aceito(s) como trabalho(s) as seguintes modalidades: Mesas temáticas com resultados de pesquisas (bibliográficas com ou sem dados empíricos) com conclusão parcial ou final, Comunicação oral em forma de artigo científico com resultado de pesquisas (bibliográficas com ou sem dados empíricos) com resultado parcial ou final, Relatos de experiência docente com apresentação de   imagens e resultados, Pôster somente para alunos (as) da graduação. Todos os trabalhos nas diferentes modalidades poderão abordar temáticas novas ou já estabelecidas na área de educação;
  • Apenas o(a) autor (a) principal poderá o submeter o resumo e o arquivo com o trabalho de acordo com a modalidade selecionada (Mesa temática, Comunicação oral, Relato de experiência docente ou Pôster);
  • Apenas o (a) autor (a) principal poderá indicar os (as) coautores (as) do trabalho, sendo que estes (as) devem estar inscritos(as) no evento;
  • O pagamento da inscrição do (a) autor(a) principal e coautores(as) é obrigatório para a apresentação e publicação dos trabalhos aceitos nos anais do I EDUFOH;
  • Não haverá devolução da taxa de inscrição aos autores (as) e coautores (as), em nenhuma situação, mesmo em casos de trabalhos não aprovados ou não comparecimento ao evento;
  • Não serão aceitos trabalhos fora das normas de submissão previstas no I EDUFOH.

2. EIXOS TEMÁTICOS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

  • Eixo 1: Práticas de ensino e aprendizagem na educação básica e superior;
  • Eixo 2: Políticas públicas, currículo e financiamento da educação;
  • Eixo 3: Movimentos sociais e práticas de inclusão;
  • Eixo 4: Pesquisa e formação de profissionais da educação.

3. NÚMERO DE TRABALHOS POR AUTOR (A)

Cada inscrito poderá submeter, no máximo, 03 (três) trabalhos, em um mesmo eixo ou para eixos diferentes, nas seguintes opções:

  • 01 (um) trabalho como primeiro (a) autor (a) e, até, 02 (dois) trabalhos como coautor (a), ou somente 03 (três) trabalhos como coautor (a);
  • Cada trabalho deve conter no máximo um (a) autor(a) e dois coautores(as);
  • O(s) trabalho(s) deve(m) ser enviado(s) pelo (a) autor (a) principal.

 

                                      MODALIDADES DE TRABALHOS

MESA TEMÁTICA

  • A mesa temática deve se vincular a um dos Eixos temáticos do evento e deverá articular três trabalhos em torno de uma mesma temática. A mesa temática poderá ter até quatro autores;
  • A articulação e a coordenação da mesa temática serão de responsabilidade de um (as) dos (as) expositores (as);
  • Os (as) autores (as) da mesa temática podem ser da mesma instituição ou de instituições diferentes;
  • Todos (as) os (as) participantes da mesa temática deverão efetuar o pagamento de sua inscrição no evento.

Formatação da mesa temática:

  • Os (as) proponentes apresentarão propostas completas de mesa temática, uma vez que a Comissão organizadora não irá estruturar mesa a partir de propostas individuais.
  • As propostas devem ser encaminhadas pelo (a) coordenador (a) da mesa temática, que deverá criar um título pertinente aos três trabalhos que a compõem;
  • A apresentação de cada trabalho deverá ser sistematizada em 20 minutos. Deverão ser dedicados 30 minutos finais para debate dos trabalhos entre os (as) participantes.

Duração da mesa temática: 90 minutos.

A estrutura do Resumo da Mesa temática deve conter:

  • Título da mesa temática em caixa alta, negrito e centralizado, fonte Times New Roman, tamanho 12;
  • Autores, filiação institucional e email.
  • Eixo temático;
  • Resumo entre 250 a 300 palavras;
  • Três a quatro palavras-chave. 
  • Três resumos expandidos dos diferentes proponentes para serem enviados e anexados em um mesmo arquivo.

 

Formatação dos Resumos expandidos que acompanham a Mesa temática para publicação  

  • O texto de cada participante da mesa deverá ter formato de resumo expandido com problema de pesquisa, objetivos, procedimentos metodológicos, discussão e resultados, considerações finais e referências, estruturado 600 a 700 palavras.
  • O (A) coordenador (a) do painel deverá submeter em um único arquivo o resumo da mesa e os 3 resumos que irão compor a mesa temática. Ver modelo disponível.
  • O Arquivo do Trabalho deve ser enviado no formato DOC ou DOCX (digitado no programa Microsoft WORD 2010 ou inferior, para Windows) no arquivo com timbre oficial do evento. VER MODELO DISPONÍVEL.
  • O arquivo a ser enviado deverá ser nomeado da seguinte forma:

Mesa_(Nome completo do autor) – Exemplo: Mesa_Francisco Antonio M Araujo

COMUNICAÇÃO ORAL


A Comunicação oral em formato de artigo científico deverá ser enviado em formato de world, deverá ter no mínimo 8 páginas e no máximo 12 páginas, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm, parágrafo 1,0 cm, com espaçamento 1,5 entre linhas e conter: 


1. Título: (letras maiúsculas, negrito, centralizado e regular, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 14. Deixar 1 linha em branco). 


2. Autores: inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), apenas as iniciais em maiúsculas, centralizado e regular, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 12. (Deixar 1 linha em branco). Filiação institucional dos autores: (inserir nome completo da instituição de origem, centralizado e itálico, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 10, seguido do e-mail). (Deixar 1 linha em branco).

3. Eixo temático.


4. Resumo: deverá ter no máximo 250 palavras, parágrafo único, justificado, regular e coluna única, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 11, sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza. Adicionar entre três e cinco palavras-chave que devem ser escritas na linha seguinte, separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto. (Deixar 1 linha em branco). 

  1. Artigo completo com a seguinte estrutura: Introdução (justificativa implícita, problemática a ser desenvolvida e objetivos),  Desenvolvimento (discussão teórica) , MetodologiaResultados e Discussão (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), ConclusõesReferências. 


O Arquivo do Trabalho deve ser enviado no formato DOC ou DOCX (digitado no programa Microsoft WORD 2010 ou inferior, para Windows) no arquivo com timbre oficial do evento. VER MODELO DISPONÍVEL.

  • O arquivo a ser enviado deverá ser nomeado da seguinte forma:

Comunicação_(Nome completo do autor) – Exemplo: Comunicação_Francisco Antonio M Araujo

RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE

 
O relato de experiência é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para a educação básica ou superior (por exemplo, um curso novo ministrado sobre determinado assunto, um projeto profissional, uma experiência realizada em sala de aula, uma nova metodologia de ensino, etc.). Ele traz as motivações ou metodologias para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe para professores (as) e alunos (as) que a vivenciaram.
 
O relato de experiência deve incluir: Introdução com marco teórico de referência para a experiência, as motivações, natureza da atividade e a área curricular, os objetivos da experiência. A metodologia empregada para realizar tal experiência, incluindo descrição do contexto e dos procedimentos e imagens. Resultados observados e as considerações tecidas a partir dos mesmos. Referências. Limite do arquivo final 5mb.
 
 
Forma de envio:
 
A Comunicação oral em formato de relato de experiência docente deverá ser digitada em world, deverá ter no mínimo 8 páginas e no máximo 12 páginas, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm, parágrafo 1,0 cm, com espaçamento 1,5 entre linhas e conter:

1. Título: (letras maiúsculas, negrito, centralizado e regular, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 14. Deixar 1 linha em branco). 

2. Autores: inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), apenas as iniciais em maiúsculas, centralizado e regular, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 12. (Deixar 1 linha em branco). Filiação institucional dos autores: (inserir nome completo da instituição de origem, centralizado e itálico, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 12, seguido do e-mail). (Deixar 1 linha em branco).
 
 
3. Eixo temático.
 

4. Resumo: deverá ter no máximo 250 palavras, parágrafo único, justificado, regular e coluna única, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 11, sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza. Adicionar entre três e cinco palavras-chave que devem ser escritas na linha seguinte, separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto. (Deixar 1 linha em branco). 
 
  1. Texto completo com a seguinte estrutura: Introdução com marco teórico de referência para a experiência, as motivações, natureza da atividade e a área curricular, os objetivos da experiência. A metodologia empregada para realizar tal experiência, incluindo descrição do contexto e dos procedimentos e imagens. Resultados observados e as considerações tecidas a partir dos mesmos. Referências.

O Arquivo do Trabalho deve ser enviado no formato DOC ou DOCX (digitado no programa Microsoft WORD 2010 ou inferior, para Windows) no arquivo com timbre oficial do evento. VER MODELO DISPONÍVEL.
 
  • O arquivo a ser enviado deverá ser nomeado da seguinte forma:
 
Relato_(Nome completo do autor) – Exemplo: Relato_Francisco Antonio M Araujo

PÔSTER (SOMENTE PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO E PROFISSIONAIS DA COMUNIDADE)

RESUMO EXPANDIDO


O (a) autor (a) deverá submeter um  Resumo Expandido  digitado no programa Microsoft WORD 2010 ou inferior, para Windows, utilizando formato A4, deverá ter no mínimo 2 páginas e no máximo 4 páginas, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm, parágrafo 1,0 cm, com espaçamento simples entre linhas e conter: 

1. Título: letras maiúsculas, negrito, centralizado e regular, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 14. (Deixar 1 linha em branco). 


2. Autores: inserir o(s) nome(s) completo(s) dos (as)  autores (as), apenas as iniciais em maiúsculas, centralizado e regular, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 12. Filiação dos autores: (inserir nome completo da instituição de origem, centralizado e itálico, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 12, seguido do e-mail. (Deixar 1 linha em branco). 

3. Eixo temático.

4.Resumo: o resumo expandido deverá conter Introdução (justificativa implícita, e, objetivos), Metodologia, Resultados e Discussão (apresentar os resultados das análises iniciais - quando tratar-se de pesquisas em andamento), Conclusões e Referências (As citações e as referências no texto devem seguir as normas de ABNT no arquivo com timbre oficial do evento. VER MODELO DISPONÍVEL.

O Arquivo do Trabalho deve ser enviado no formato DOC ou DOCX (digitado no programa Microsoft WORD 2010 ou inferior, para Windows) no arquivo com timbre oficial do evento. VER MODELO DISPONÍVEL.

  • O arquivo a ser enviado deverá ser nomeado da seguinte forma:

Poster_(Nome completo do autor) – Exemplo: Poster_Francisco Antonio M Araujo


NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DO PÔSTER

 

O PÔSTER DEVERÁ RESPEITAR AS SEGUINTES NORMAS:

  • Tamanho: 90 cm (largura) e de 120 cm (altura).
  • Ilustrações: o pôster poderá conter fotos, imagens e gráficos, desde que não exceda as dimensões do mesmo.
  • Tipo de fixação: barbante ou nylon, não sendo permitido o uso de materiais capazes de perfurar o local de fixação do pôster. O material de fixação será inteira responsabilidade dos apresentadores.

SOBRE A EXPOSIÇÃO DOS PÔSTERES

  • O apresentador receberá o número da sala onde o pôster deverá ser afixado para ficar exposto durante o evento, o horário para apresentar para o público e a duração que será de 40 minutos.
  • A responsabilidade pela montagem e retirada do pôster é dos autores, inclusive no que diz respeito ao material utilizado para fixação. No local não haverá tesouras, fitas adesivas, barbantes e local para guardar os pôsteres antes e depois das apresentações.

ATENÇÃO:

  • A ausência do expositor no momento da apresentação do pôster, implicará no não recebimento de certificado de apresentação.  
  • É proibida a apresentação do pôster por terceiros (não autores).
  • Não serão fornecidos equipamentos para a apresentação de pôsteres como retroprojetores, microcomputadores, microfones, aparelhos e instrumentos sonoros.